" Quando me ponho a compor frases e rimas, não sou mais eu a pensar, mas a Alma de Poeta que cisma em fazer giros no ar..."


quarta-feira, 20 de abril de 2011

18 de abril- Dia do Livro Infantil - dia de Monteiro Lobato



José Bento Monteiro Lobato nasceu a 18 de abril de 1882 —mas jurava de pé junto ter nascido em 1884— na cidade de Taubaté.
Filho do fazendeiro José Bento Marcondes Lobato e de dona Olímpia Augusta Monteiro Lobato, ele foi, além de inventor e maior escritor da literatura infanto-juvenil brasileira, um dos personagens mais interessantes da história recente desse país.

Grande parte da literatura de Monteiro Lobato sempre foi direcionada aos leitores pequeninos. Produziu durante toda sua carreira literária 26 títulos destinados ao público infantil. É um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil da América Latina e também do mundo.

A maioria das histórias de seus livros infantis se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.
No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para a histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.
 "Um país se faz com homens e livros"

Monteiro Lobato

 
Dicas dos seguidores do Tweeter da Biblioteca Nacional, no Dia Internacional do Livro Infantil . Muito válida:

Maria Clara Machado, Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Ganymedes José, Marcos Rey
JK Rowling, Jostein Gaarder, Andrew C. Andry, Maurice Druon, Antoine de Saint-Exupéry, Quino, Júlio Verne
Mauricio de Sousa, Ruth Rocha, Mario Quintana, José Mauro de Vasconcellos
Hans Christian Andersen (“O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia”)

Bons hábitos de leitura se cultivam desde criancinha!