" Quando me ponho a compor frases e rimas, não sou mais eu a pensar, mas a Alma de Poeta que cisma em fazer giros no ar..."


sexta-feira, 6 de maio de 2011

HOMENAGEM ÀS MÃES

      Maio é o mês dedicado às mães. As mães, a quem não há um só dia em que não dediquemos nosso pensamento e nossa atenção. Mães, esses seres que, por mais que tentemos, não conseguimos definir ou classificar em nenhuma categoria. Porque mãe é indefinível por excelência, dela apenas podemos falar por exemplos, lembrando fatos, descrevendo traços de personalidade, refletindo sobre os reflexos de seus cuidados em nossa vida.

       Mãe, eu te amo. De um amor assim, que não sei explicar, mas sei que ele vem através do meu umbigo. Dizem que o amor das mães é sublime. Eu acredito, mas também sei que não adianta nem tentar questionar por que é assim. Mães geram, mães amamentam, mães velam. Deus deu lágrimas às mães, será que foi uma grande misericórdia, por ser o único ponto de escape desse coração que suporta tudo, que elabora tudo?

       Quando penso na grandiosidade do compromisso que Deus oferendou às mães, sinto-me pequenina em minhas reivindicações pessoais, quedo-me ante à grandiosidade das batalhas que enfrentaste para levar adiante esse sacerdócio que é a maternidade. Não foram só batalhas deste mundo material, aliás, estas não foram poucas. Fraldas(de pano, as originais), cuidados com alimentação e disciplina, noites dedicadas à febre, à espera, à preocupação com a segurança...

       Mas também houve as outras batalhas, as que travaste com teu próprio ser, desistências, resignações, conflitos, sonhos desfeitos ou modificados. A partir do momento em que o primeiro filho chega a um lar, essas palavras tornam-se realidades para cada mulher, a ponto de se fundir à própria personalidade. Tu, como fiel depositária dessa missão dada por Deus, não fugiste à regra, e tiveste que te adaptar a cada nova situação. Saíste vitoriosa, confirmando o dito de que é através dos frutos que se vê a qualidade da árvore.

       Mas o Universo de uma mãe não é feito só de batalhas. Mãe é a primeira amiga, a primeira professora, a primeira enfermeira. Brincamos juntas, rimos juntas, choramos juntas, , contigo aprendi a amar e a cuidar. Partilhamos momentos intensos e inesquecíveis, comemoramos muitas vitórias, construímos uma história.

      Dirigindo-me a ti, louvo a todas as mães, anjos com colos quentes e macios, lugar para onde sentimos vontade de voltar, quando a vida nos parece demasiado complicada. Através de mim, vai o pedido de perdão de cada filho pelo único dia em que o nome de uma mãe não foi glorificado.
Bel Plá