" Quando me ponho a compor frases e rimas, não sou mais eu a pensar, mas a Alma de Poeta que cisma em fazer giros no ar..."


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Que bom que todo dia é dia de abraçar o amigo!

AOS AMIGOS DE TODOS OS DIAS OU DE VEZ EM QUANDO- UM ABRAÇO!

Há algum tempo, recebi por e-mail uma mensagem de uma grande amiga, agradecendo aos amigos pela importância decisiva na sua luta contra o câncer. Esta mensagem continha o vídeo de uma música conhecida de Simon & Garfunkel, “Ponte sobre águas turbulentas”. A letra diz que, mesmo em momentos em que olhamos em volta e não encontramos ninguém, nunca estamos sozinhos. Evocando uma presença misteriosa, nos remete ao  trecho bíblico de Isaías – 41.13: “Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”. Nos infunde ânimo e traz esperança, a certeza desta presença, que em sentido religioso reconhecemos como Deus, encontra-se comumente personalizada na figura do amigo (ou melhor amigo).
Nas batalhas da vida, a gente luta, até consegue nadar por entre pedras, mas a diferença que essa ponte faz é aquilo que realmente não tem preço. As dificuldades nos lapidam, nos tornam mais fortes, despertam em nós uma coragem muitas vezes desconhecida em épocas de mais tranquilidade. Mas nada supera a segurança emocional de sentir-se amado, amparado, a certeza de “alguém está pensando em mim”.
É bom receber o abraço dos que estão perto, e não podemos nos privar desse benefício. É bom receber visita, principalmente quando uma enfermidade nos impede de sair à rua. Que sossego é entrar para uma consulta médica delicada, sabendo que, ao sair do consultório, haverá alguém nos esperando na sala de espera. Esta minha amiga agradecia aos amigos que estiveram presentes nesse processo e em vários momentos a ampararam literalmente, segurando em seu braço. Mas ela também mostrava-se sinceramente agradecida aos muitos amigos distantes que, graças ao recurso providente da Internet puderam manifestar-lhe seu carinho.
Pesquisas comprovam o poder curativo de se ter amigos, mesmo os virtuais, muitos deles que nunca vimos e talvez nunca veremos, mas que lembram da gente ao receberem uma linda mensagem. O simples ato de encaminhar mensagens que, para algumas pessoas pode significar um tormento, para uma determinada pessoa num determinado momento pode ser o único motivo do dia para sorrir e renovar a esperança.
Receber mensagens encaminhadas não incomoda, (se não tiver tempo, a gente simplesmente não lê e a pessoa nem fica sabendo, e ainda assim fica feliz por ter enviado).Se a gente acha tempo pra responder, ou apenas encaminhar, nem que seja de vez em quando, fica com a alma em paz e ainda pode salvar vidas.
Viva os amigos, viva o sentimento fraterno.
Abraços.